Consulta de CPF – O que você precisa saber sobre Receita Federal e Consulta de CPF

0

Consulta de CPF – O que você precisa saber sobre Receita Federal e Consulta de CPF

Consulta de CPF – Dentre os muitos assuntos que fazem parte da vida fiscal do cidadão brasileiro, os tópicos relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e às irregularidades na Receita Federal são mais do que presentes.

Além da busca de informações sobre possíveis restrições no CPF, também precisamos saber se a inscrição do documento está ativa, inativa ou apresenta algum problema mais específico — tais informações obtidas nesta consulta de CPF e da Receita Federal equivalem à situação cadastral da pessoa física e não dizem respeito à restrições e negativações.

Vale lembrar que, com o CPF irregular, torna-se impossível realizar compras a prazo, financiamentos e, também, abertura de contas bancárias. A consulta deve, portanto, ser parte essencial nos processos de análise cadastral para novos clientes, seja qual for o negócio.

Em nosso artigo de hoje, selecionamos dicas valiosas relacionadas ao tema. Além de descobrir como realizar a consulta de CPF, você também terá acesso ao significado de cada uma das situações cadastrais informadas pela Receita Federal. Acompanhe e saiba mais.

consulta cpf

consulta cpf

Receita Federal e Consulta de CPF: como fazer?

Consulta de CPF – Há alguns anos, as consultas sobre a situação cadastral do CPF eram realizadas apenas nos postos da Receita Federal. Atualmente, as informações podem ser buscadas com muito mais facilidade, inclusive online.

Existem duas formas de consultar a situação cadastral do CPF: por meio da própria página online da Receita Federal ou, ainda, por meio do app que deve ser baixado, pelas lojas de aplicativos, em smartphones e tablets.

A consulta é realizada rapidamente, bastando informar o número completo do CPF (sem traços ou pontos) e a data de nascimento do titular. A segurança da consulta também é garantida pelo site da RFB, visto que há o serviço de Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral.

Entenda cada situação cadastral do CPF

Consulta de CPF – Ao realizar a consulta de CPF, será informada a situação cadastral do documento/contribuinte. Seguem abaixo todas as possibilidades, acompanhados dos respectivos significados.

  • Regular: Não há pendência quanto à inscrição do CPF (regularidade não está vinculada à situação fiscal do contribuinte, apenas à inscrição);
  • Pendente de regularização: Quando o contribuinte deixa de entregar alguma das declarações, seja como Isento (antes de 2007) ou o IR dos últimos 5 anos;
  • Suspensa: Cadastro no CPF está incompleto ou Incorreto;
  • Cancelada: CPF cancelado por motivo de falecimento ou decisão superior judicial pertinente;
  • Nula: Quando o cadastro do CPF é anulado, geralmente, por atividades fraudulentas e ilícitas.

Clientes e empresários podem ter fácil acesso às situações cadastrais mediante consulta de CPF na Receita Federal. As consultas online, por exemplo, são fáceis de ser realizadas e, o melhor, não apresentam custos adicionais. Além disso, as informações são criptografadas, relevantes e seguras.

E você? Possui alguma dúvida relacionada à consulta de CPF na Receita Federal ou, ainda, referente à cada uma das possíveis situações cadastrais apresentadas na consulta à RFB? Deixe sua dúvida nos comentários, compartilhe sua opinião conosco e, é claro, com outros leitores que se interessam pelos mesmos assunto e que participam das nossas discussões!

celular

celular

Compartilhar.

Deixe o seu comentário