Recarga de celular online

Recarga de celular online disponivel para qualquer operadora do Brasil em até 12x no cartão de crédito.

Consulta de CPF: aprenda a consultar no SPC e Serasa pela internet!

Consulta de CPF – Não pagar uma dívida dentro do prazo pode acarretar em nome sujo na praça. Por isso, tanta gente procura informações sobre como consultar SPC e Serasa. Essas são as instituições mais recomendadas para fazer essa análise.

Saiba que, além dos meios tradicionais de consulta, isto é, via correspondência ou ir pessoalmente até o local de atendimento, é possível realizar o procedimento via internet. Veja, neste post, todas as maneiras para consultar SPC e Serasa:

As opções para consultar CPF

Geralmente, o SPC ou o Serasa informam quando a pessoa está negativada. No entanto, pode acontecer de essa informação não chegar e a pessoa só descobrir que seu CPF está bloqueado quando fracassar ao fazer alguma compra.

Procure essas instituições para tirar as suas dúvidas e garanta o nome limpo na praça. Faça a sua consulta de CPF.

consulta spc

consulta spc

Consulta de CPF pessoalmente

Primeiramente, é necessário saber que há uma possibilidade de realizar esse tipo de consulta pessoalmente, em alguma unidade dessas instituições.

Para tanto, basta ir pessoalmente a qualquer agência do Serasa munido de CPF ou enviar uma pessoa autorizada com uma procuração autenticada em cartório e com o documento oficial do titular do CPF a ser pesquisado.

Da mesma forma, basta se dirigir a uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs) na sua cidade e realizar gratuitamente a pesquisa no SPC.

Consulta de CPF via correspondência

Outra maneira bastante prática de saber se o seu nome está sujo na praça é enviando uma carta para o Serasa. Basta seguir este modelo:

Eu, [NOME COMPLETO DO PRETENDENTE], venho por meio desta carta solicitar uma CONSULTA do meu Cadastro de Pessoa Física (CPF) a fim de quitar débitos caso os possua.

RG: [NÚMERO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE]

CPF: [NÚMERO DO CPF]

[ASSINATURA COM CANETA FEITA À MÃO]

A carta deve ser enviada para o seguinte endereço:

Rua Antônio Carlos, 434
Bairro Cerqueira César
CEP: 01309-010
São Paulo — SP

É necessário que a carta tenha firma reconhecida em cartório. Junto com ela, devem constar cópias autenticadas do RG e do CPF da pessoa interessada.

Consulta de CPF on-line

Evidentemente, a consulta on-line oferece mais facilidades, pois é possível solucionar esse problema desde o conforto de casa.

Para fazer essa consulta via internet, é possível acessar o site do Serasa Experian e efetuar o seu cadastro.

Posteriormente, você receberá um e-mail de confirmação para fazer a sua consulta no site por meio do seu número de CPF. Essa consulta é a mais interessante, uma vez que é gratuita.

Para consultar SPC, basta acessar o site e fazer o procedimento munido da documentação já citada. Nesse caso, diferentemente da consulta feita no Serasa, a consulta não é gratuita.

O mais importante é tomar cuidado com as diversas páginas que oferecem esses serviços de forma gratuita. Fraudes ocorrem o tempo todo em ações realizadas por bandidos interessados em obter informações pessoais.

Quando precisar consultar o seu CPF, use os links aqui citados. Eles são garantia de segurança, pois pertencem às instituições que oferecem esse serviço.

As penalidades da negativação do CPF

Estar com o nome sujo na praça traz uma série de consequências negativas para o consumidor. Mesmo sendo ignoradas por muitos devedores, essas penalidades poderão trazer problemas mais sérios do que o valor a ser pago.

Confira, a seguir, algumas situações que podem acontecer com quem está com o CPF negativado no SPC, no Serasa ou nos demais órgãos de proteção ao crédito:

Perda de crédito

Com o nome sujo, o consumidor não poderá realizar compras parceladas no crédito. Isso acontece porque, uma vez que um nome vai para o sistema de negativação, o consumidor recebe o status de inadimplente no sistema.

Sendo assim, todas as empresas que utilizam esses serviços de proteção ao crédito avaliarão o histórico de dívidas daquele consumidor com base nas informações disponíveis.

E, como a maioria utiliza essas ferramentas, o consumidor passa a ter crédito 0 no comércio por grande parte das organizações.

maquina recarga celular

maquina recarga celular

Dificuldade em realizar pagamentos com cheques

Quando o CPF do consumidor está negativado, o seu crédito, assim como a sua credibilidade, para a ser mal-visto no comércio.

Quem está acostumado a realizar pagamentos com cheques poderá enfrentar problemas para realizar essas operações. Isso poderá afetar relações comerciais e gerar constrangimentos tanto para o emissor quanto para quem receber o documento.

Impossibilidade de abrir contas bancárias

Uma das principais penalidades relacionadas à negativação do CPF no Serasa é a impossibilidade de abrir novas contas bancárias. A maioria das instituições financeiras realizam uma análise de crédito criteriosa.

Caso constar que há algum histórico de inadimplência recente, o consumidor será impedido de abrir uma conta pela maioria dos bancos brasileiros.

Essa penalidade é sentida mais por quem arrumou um novo emprego. Nessa situação, o consumidor só poderá abrir uma conta-salário e receber créditos da instituição. Ele não contará com nenhum tipo de benefício ou de serviço relacionado a uma conta-corrente, como acesso ao internet banking, por exemplo.

Dificuldade para alugar imóveis

Outro problema que pode ser enfrentado por quem está com o nome sujo na praça é a dificuldade de alugar imóveis. Isso porque a corretora ou o proprietário do imóvel geralmente consultam esses órgãos de proteção para avaliar se o consumidor possui um histórico confiável no comércio.

Caso o nome apareça no sistema, dificilmente a pessoa com nome negativado conseguirá assinar o contrato.

Impossibilidade de solicitar empréstimos

Se abrir uma conta em um banco é difícil com o nome sujo, pegar empréstimos de instituições financeiras se torna uma tarefa praticamente impossível. Isso porque essas organizações possuem acesso rápido aos sistemas de proteção ao crédito, podendo verificar o histórico de uma pessoa com apenas alguns cliques.

Risco de perda de bens e de imóveis

Entre as penalidades mais severas, está a possibilidade do devedor ter a sua conta-corrente bloqueada e os seus bens e os seus imóveis penhorados para ter a dívida quitada.

Geralmente, essas situações acontecem quando a dívida é muito alta. Porém, se a empresa levar o caso para justiça, provavelmente ganhará. E, caso o devedor não possua dinheiro, a justiça determinará a penhora de bens até que o débito com a empresa seja devidamente quitado.

É sempre bom consultar o SPC e Serasa para saber como o seu nome está na praça. Ter o nome limpo e crédito no comércio é um benefício que pode trazer inúmeras consequências positivas para o consumidor.

Por isso é muito importante estar com as contas em dias e zelar com os seus compromissos financeiros para não acabar com o nome sujo e correr o risco de ter uma dor de cabeça maior do que a dívida em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *