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3 métricas fundamentais para estabelecer preços mais coesos!

Estabelecer preços –  A precificação de produtos é uma parte importante em qualquer estabelecimento comercial. Estabelecer preços mais coesos pode parecer uma tarefa bem simples, mas é preciso muito cuidado para que não se cometam erros na hora de definir quanto será cobrado por seus artigos.

Empresas que não utilizam métricas para precificar suas mercadorias, em geral, pedem valores altos demais para seu público-alvo ou extremamente baixos para reaver o que foi investido e obter um lucro razoável sobre a transação.

Para que você não caia em nenhum desses erros, confira aqui três métricas fundamentais para estabelecer preços mais coerentes com seu negócio!

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Estabeleça o preço a partir de um ponto de equilíbrio – Break Even Point

Para estabelecer um preço mais coeso e que esteja dentro do que o seu consumidor espera, é válido fazer alguns cálculos básicos. A partir desse princípio, leve em consideração três pontos importantes:

  • Preço de venda – ou seja, o preço praticado no mercado;
  • Custos fixos e variáveis – calcule quanto o produto custa para você;
  • Investimentos – significa o valor investido a fim de colocar o produto no mercado.

Levando em consideração esses três pontos, você chegará a uma estimativa mais harmônica para vender o seu produto no mercado. Comece calculando todos os custos de produção, fixos e variáveis, como a mão de obra, as matérias-primas, embalagens, entre outros. O resultado dessa avaliação inicial é o que se gasta para produzir o item.

O investimento, porém, é tudo o que você precisou adquirir para começar a produzir, o que inclui equipamentos e máquinas. A partir do resultado, pode-se estabelecer um percentual de quanto você quer lucrar.

Leve em consideração o tempo para repor o investimento feito antes de definir o percentual. Mas é importante também estar atento ao preço de venda do produto, dessa forma, o seu produto poderá entrar no mercado para brigar com os concorrentes.

O Break Even Point consiste no “ponto de equilíbrio” entre as despesas e as receitas de um negócio. Trata-se do momento em que o empreendedor deixa de perder dinheiro e passa a ganhar (ou equilibrar) capital, de sorte que, finalmente, a empresa passará a ter lucro.

Fique de olho na concorrência

Para ter sucesso em seu empreendimento, é preciso sempre estar de olho na concorrência, desde conhecer os produtos e serviços, passando pelo atendimento, estratégias de marketing e comunicação, e também considerando os preços praticados pelos rivais de mercado.

Não adiantará estabelecer um preço que esteja muito fora do que os seus concorrentes estão praticando. Muitas empresas tentam basear o lucro na venda avulsa de um produto, enquanto os concorrentes estão lucrando muito mais porque vendem mais barato.

É importante analisar o preço médio de produtos similares aos seus no mercado. Dessa forma, você conseguirá estabelecer um valor mais adequado para oconsumidor comprar, além de batalhar diretamente com seus concorrentes pelas melhores ofertas.

Tenha cuidado com o seu estoque

Outra demarcação importante para a precificação é o estoque – o seu e também a gestão de acervo de seus concorrentes. Apesar da lei da oferta e da procura (que diz que, quanto maior a procura, maior o preço), muitas empresas tendem a baixar o preço quando o estoque é grande e a aumentá-lo ou mantê-lo quando o estoque está baixo.

Uma alternativa para ter um preço mais coeso e realizar mais vendas é aproveitar a falta de estoque de seus concorrentes. É possível, nesse momento, fazer promoções de vendas, a fim de estimular a saída de suas mercadorias, podendo incluir ações de marketing e trabalhar com descontos ou outras vantagens similares para o consumidor.

Outra possibilidade é, se você tiver um bom número de produtos estocados, oferecer melhores condições de pagamento para os consumidores. Mas fique atento, pois é importante evitar que seu estoque acabe!

Alguns erros são muito comuns na hora de estabelecer preços de produtos. Confira alguns desses deslizes e saiba como escapar deles!

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