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Negativar ou protestar devedores – É melhor negativar ou protestar os devedores?

 

Negativar ou protestar devedores – É melhor negativar ou protestar os devedores – Cedo ou tarde, quem tem uma empresa acabará tendo que lidar com devedores. Existem alguns caminhos de ação possíveis para buscar a quitação das dívidas — dentre eles, o protesto e a negativação do cliente.

Porém, é comum existir confusão entre duas formas de restrição ao crédito e muitos empresários ficam em dúvida sobre qual delas seria melhor.

Foi para esclarecer o assunto que preparamos este post, explicando melhor como funciona o processo de negativar ou protestar os devedores, suas vantagens e desvantagens e como escolher o melhor procedimento. Acompanhe e tire suas dúvidas!

 

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Negativação de devedores

A negativação é realizada pelo credor, que registra as pendências do devedor nos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e SCPC.

Para isso, é necessário associar-se a essas empresas, o que muitas vezes exige o pagamento de mensalidades, além de taxas para inclusão ou exclusão do nome. Caso se encerre o vínculo com o serviço de proteção ao crédito, os registros de seus devedores serão excluídos.

A negativação só pode permanecer nos cadastros por 5 anos, contados da data da dívida. Esse prazo vale também para os registros de protestos enviados pelos cartórios.

A grande vantagem da negativação é que esses cadastros costumam ser consultados para análises de crédito a nível nacional, por lojas e comércios, para verificar a confiabilidade do cliente. Ainda, ter o nome negativado dificulta a aquisição de crédito, o que pode incentivar o devedor a buscar a quitação da dívida.

Protesto de devedores

O protesto em cartório é realizado nos tabelionatos de protestos. Muitas vezes, assim que a dívida é protestada, o cartório informa os principais órgãos de proteção ao crédito. Diferentemente da negativação, o protesto não prescreve. Assim, ele poderá aparecer nas certidões do cartório que incluam o período da dívida. A única forma de cancelá-los é com a quitação da dívida.

O protesto também interrompe o prazo de prescrição para cobrança judicial da conta.

Contudo, nem todas as análises de crédito verificam protestos em cartório, somente as mais detalhadas. Os gastos para protesto também são mais elevados, mas parte dos encargos são repassados para o devedor, o que diminui o custo para a empresa.

Negativar ou protestar os devedores: qual a melhor opção?

Não existe uma opção mais indicada para todos os casos e a melhor escolha dependerá dos objetivos da empresa. Ambas poderão aparecer em consultas e têm vantagens e desvantagens. Com base no que foi explicado, separamos alguns pontos importantes para ressaltar suas diferenças:

1. Burocracia e responsabilidade

O protesto tem um processo mais burocrático, mas também tem responsabilidade sobre a declaração da dívida. Já a negativação tem um processo mais simples, mas os órgãos não se responsabilizam pela validade do débito. Negativar ou protestar devedores

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2. Inscrição e prazo

A negativação em cadastros responsáveis pela proteção do crédito perdura por 5 anos, contados da dívida. O protesto não prescreve, mas também só aparecerá por 5 anos nos cadastros de proteção ao crédito; após esse prazo, somente nas certidões do cartório.

3. Custos

A negativação pode exigir associação e pagamento de mensalidades aos órgãos, além de taxas para inclusão e exclusão, arcadas pelo empresário; contudo, os valores não costumam ser elevados. Já o protesto tem valor mais elevado, mas parte das taxas são cobradas do devedor, quando do pagamento da dívida. Negativar ou protestar devedores

Desse modo, cabe a cada empresa analisar qual das opções é melhor para o seu negócio, pesando as vantagens e desvantagens de cada uma. Negativar ou protestar devedores

Entendeu mais sobre a diferença entre negativar ou protestar os devedores? Já utilizou um desses serviços? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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